Depois de digitar, existem diversas possibilidades de formatações. Formatar é alterar a forma do texto, parágrafo, número, borda, cor de fundo ou proteção de uma célula.
Para aplicar qualquer formatação é necessário selecionar a área que será formatada.
Ao clicar no lado inferior direito dos grupos fonte, alinhamento ou numero, abrirá uma janela com as guias número, alinhamento, fonte, borda, preenchimento e proteção.
Na guia número:
Basta escolher qual formato o número deve ter, os mais comuns são contábil: que acrescenta a moeda e a vírgula dos centavos, data: que possibilita escolher como a data deve aparecer (se com mês por extenso, com dois dígitos em dia mês e ano…), hora: altera o formato da hora como 24 horas, ou acrescentando AM e PM, e texto: para dados do tipo texto mesmo…
Na guia alinhamento temos muitas possibilidades:
Em alinhamento de texto temos os alinhamentos vertical e horizontal, organizamos os dados dentro da célula.
Em controle de texto, temos algumas ferramentas especiais, como no exemplo:
Orientação é a direção que o texto fica dentro da célula.
Na guia fonte, as formatações são simples, como alteração do tamanho da fonte e o tamanho dela.
Exemplos de fonte, estilo e tamanho.
Exemplos de efeitos e cores.
A guia borda é interessante, pois quando trabalhamos no excel, enxergamos linhas que delimitam as células, mas essas linhas são apenas para visualização, não aparecem na impressão. Portanto que desejarmos que elas sejam impressas precisamos “desenha-las”.
1º escolhemos a cor da linha,
2º escolhemos o tipo de linha,
3º finalmente onde elas serão aplicadas.
Preenchimento é a cor do fundo da célula, na guia preenchimento podemos altera-la.
Exemplo de uso de cor e padrão.
A guia de proteção é um pouco mais complicada, veremos isso mais para frente.
Mas para não deixar de explica-la, bloquear células impedirá que pessoas editem a célula e ocultar, significa impedir que vejam o conteúdo da célula.
Qualquer dúvida: respiroexcel@paganotti.com.br
Deixe um comentário